A relevancia do Sal


"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens." 
Mateus 5.13
Esses dias eu estava fazendo almoço e ao colocar o sal na comida fiquei pensando sobre o que Jesus disse sobre sermos sal da terra. Eu observei que a comida pode ter uma qualidade acima da média, mas se não colocar um sal, fica ruim de comer, não tem gosto de nada. À medida que você vai dosando o sal ele começa a agir realçando o sabor da comida, ele não muda a comida, mas faz que o seu verdadeiro sabor apareça. Outra coisa que percebi ao cozinhar é que depois de distribuir o sal na comida não dá mais para vê-lo, ele se dissolve, não podemos vê-lo, mas não podemos negar a sua ação naquele prato. 
Falei como um cozinheiro de meia colher, agora quero compartilhar a minha percepção de cristão sobre isso. Jesus nos disse que sono sal da terra, o sal é discreto, quando aparece demais não faz bem, mas as igrejas tem feito de tudo para aparecer, os lideres religiosos buscam cada vez mais a exposição 'midiática', isso não se parece com sal. A igreja quer aparecer, ser percebida, líderes cada vê mais querem sobressair, mais importante que aparecer é influenciar. Mais importante do que se sobressair para ser visto pelo mundo é fazer diferença nele, o sal não é visto, mas a sua presença e influência são louvadas quando provamos a comida.
Outra coisa que percebo no sal é que a sua relevância só existe quando ele está na comida, fora dela enquanto ainda está no seu recipiente ele não da diferença nenhuma, pois bem, conheço muitos líderes que não entendem isso, fazem de tudo para ter alguma relevância, mas querem isso dentro de seus pequenos recipientes, saleiros (igrejas), assim não conseguem nada, ficam como uns "cães correndo atras do próprio rabo". A relevância da igreja está no mundo, pois ela foi chamada para isso, fazer diferença mesmo não sendo vista, influenciando mesmo que não seja o seu próprio sabor que esteja ressaltando ali, pois o sal bem distribuído não deixa o seu próprio sabor, mas traz a tona melhor sabor de cada alimento. 
Acho que muito sal num mesmo lugar nos traz problemas até mesmo de saúde, você pode ver que os maiores problemas dos cristãos não é com o "mundo", mais sim com outros crentes, é muito sal sem função alguma!
Seja sal, mas o seja no lugar certo!
Um abraço, JM

Comentários

vidanamissão disse…
Bênção demaaaaais!!!!! Somos o sal!!!!! Abração!!!!!

Postagens mais visitadas deste blog

As talhas de pedra

A dádiva da vida

O Tanque de Betesda, benção ou maldição?