As talhas de pedra


“Ali perto havia seis potes de pedra, do tipo usado pelos judeus para as purificações cerimoniais; em cada pote cabia entre oitenta a cento e vinte litros.

Disse Jesus aos serviçais: "Encham os potes com água". E os encheram até à borda.”
João 2:6-7

Quando lemos o capítulo dois do evangelho de João destacamos sempre a transformação da água em vinho, que de fato é uma coisa extraordinária. Mas precisamos atentar para um detalhe neste texto, que é muito importante. As vasilhas onde Jesus mandou que a água fosse colocada, as talhas para purificação cerimonial.

Estas peças ficavam localizadas na entrada do local de refeições, de modo que todas as vezes que alguém fosse comer alguma coisa se dirigia a elas e lavava as mãos, muitos no meio de uma refeição lavava as mãos três vezes. Isso para eles simbolizava a purificação da alma e não apenas das mãos.

Bem, na ocasião do casamento as talhas de purificação estavam vazias, elas representavam no casamento a religiosidade dos noivos e de suas famílias. Figuram para nós a religião judaica nos tempos de Jesus, completamente vazia.  Muitos vivem assim, com uma religiosidade tremenda, mas totalmente vazias, sem conteúdo. Para muitos a vida com Deus se resume em rituais, métodos, mandamentos, líderes, endereços, mas a vida espiritual dessas pessoas está como as talhas do casamento, vazias.

Jesus surge na história da religião judaica e também na nossa história para nos mostrar como estamos de verdade. O nosso estado real diante de Deus. Jesus manda que as talhas sejam cheias novamente, não para uma purificação cerimonial, não desta vez. Ele transforma aquela água me vinho. O vinho é um símbolo de vida, de alegria, de uma aliança, não serve mais para a purificação simbólica, mas uma purificação profunda na alma daqueles que o experimentam.

Com a transformação da água em vinho Jesus está nos ensinando que a vida é muito mais importante do que a religião, pois quem entrava na festa não tinha mais água para se lavar, então fazia o que? Entrava na festa assim mesmo e festejava, tomava do vinho que estava onde antes nem água havia mais para lavar as mãos.

Precisamos de um milagre de transformação, precisamos ser cheios do Espírito Santo, e recebermos em nós a Vida de Deus!

Como anda a sua vida diante do Senhor? Sua vida está como as talhas de pedra, vazia?

JM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A dádiva da vida

O Tanque de Betesda, benção ou maldição?