Cinco conselhos para uma vida simples e feliz

O livro de Eclesiastes foi escrito por Salomão em sua velhice, dizem ser ele o seu terceiro livro. O Livro dos cânticos foi o primeiro, em sua juventude; o segundo, já na maturidade o de provérbios; e o terceiro, já na velhice o de Eclesiastes. É um livro que sua leitura é um pouco amarga, é como conversar com alguém que já teve tudo na vida, mas nada encontrou que o deixasse satisfeito.
Imagine passar toda sua vida correndo atrás de algo, e no final de seus dias descobrisse que ainda está muito longe de descobrir o que realmente pode preencher aquele vazio.

Veja o que Salomão mesmo disse sobre a sua busca por satisfação, sobre o seu vazio:
 Eclesiastes 2:1-11
“Pensei comigo mesmo: Vamos. Vou experimentar a alegria. Descubra as coisas boas da vida! Mas isso também se revelou inútil.
Concluí que o rir é loucura, e a alegria de nada vale.
Decidi-me entregar ao vinho e à extravagância; mantendo, porém, a mente orientada pela sabedoria. Eu queria saber o que valesse a pena, debaixo do céu, nos poucos dias da vida humana.
Lancei-me a grandes projetos: construí casas e plantei vinhas para mim.
Fiz jardins e pomares, e neles plantei todo tipo de árvore frutífera.
Construí também reservatórios para regar os meus bosques verdejantes.
Comprei escravos e escravas e tive escravos que nasceram em minha casa. Além disso tive também mais bois e ovelhas do que todos os que viveram antes de mim em Jerusalém.
Ajuntei para mim prata e ouro, tesouros de reis e de províncias. Servi-me de cantores e cantoras, e também de um harém, as delícias do homem.
Tornei-me mais famoso e poderoso do que todos os que viveram em Jerusalém antes de mim, conservando comigo a minha sabedoria.
Não me neguei nada que os meus olhos desejaram; não me recusei a dar prazer algum ao meu coração. Na verdade, eu me alegrei em todo o meu trabalho; essa foi a recompensa de todo o meu esforço.
Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol.”
Imagine se você pudesse dizer como o Salomão: tudo que os meus olhos desejaram eu os concedi... Imagine a sua vida como seria com os poderes que Salomão tinha? Estamos aqui reunidos no ultimo domingo do ano, fim de ano é tempo de reflexão. Como foi 2014? C Como poderá ser 2015?

n  Os conselhos:
n  Eclesiastes 9.7-12
            “Portanto, vá em frente. Coma com prazer a sua comida e beba alegremente o seu vinho, pois Deus já aceitou com prazer o que você faz. Procure sempre parecer feliz e satisfeito. Enquanto você viver neste mundo de ilusões, aproveite a vida com a mulher que você ama. Pois isso é tudo o que você vai receber pelos seus trabalhos nesta vida dura que Deus lhe deu. Tudo o que você tiver de fazer faça o melhor que puder, pois no mundo dos mortos não se faz nada, e ali não existe pensamento, nem conhecimento, nem sabedoria. E é para lá que você vai. Pois ninguém sabe quando a hora da desgraça vai chegar. Como aves que caem, de repente, na armadilha ou como peixes apanhados na rede, nós também podemos cair na desgraça quando menos esperamos.”

Cinco valiosas dicas para uma vida simples e feliz:
  
1. Agradeça sempre pelo pão de cada dia!
“Portanto, vá em frente. Coma com prazer a sua comida e beba alegremente o seu vinho, pois Deus já aceitou com prazer o que você faz.” Vs. 7
Quantas vezes você já parou para agradecer ao Senhor por tudo que você tem? Não apenas o pão, mas tudo que te cerca, são tantas bênçãos que não se pode nem contar. Deus cuida de nós em cada detalhe da nossa vida, nos “nãos” e nos “sins”.  
Em tudodai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”, 1 Tessalonicenses 5:18
A gratidão é o que nos protege da cobiça e nos leva mais perto do contentamento. Paulo disse  que o contentamento não nasce em nós, mas que aprendemos, veja o que ele testemunhou em sua carta aos irmão de Filipos:
“Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.”  Filipenses 4:12

  2. Faça festas sempre que puder e ande bem arrumadinho
“Em todo tempo sejam alvas as tuas vestes, e jamais falte o óleo sobre a tua cabeça.” Vs.8
Sempre temos motivos para festejar, em cada conquista chame os amigos e celebre, faça um bolo, coma uma pizza, coloque musicas, cante, dance, agradeça. Dê uma oferta a um desconhecido e etc.
Muitas pessoas andam de qualquer maneira, devemos andar arrumadinhos, cheirosos e bonitinhos. Claro que tem gente que exagera na hora de se arrumar, mas não podemos andar largados. Tem igrejas que ‘coisificam’ as pessoas tirando delas a beleza e a individualidade, vestem as mulheres com verdadeiras burcas e os homens com ternos, assim não dá pra saber quem é quem, a igreja acaba virando uma massa sem face.
Coloque sempre a sua melhor roupa, não precisa ser cara, mas precisa ser bem cuidada. Varão, não saia de casa todo amarrotado, sua esposa não gosta! Varoa, não use roupas estilo Anita, seu marido ou namorado pode não gostar. Vamos andar bonitos minha gente! O padrão da bíblia é a ordem e decência. Somo imagem e semelhança de um Deus lindo e com muito bom gosto!

  3. Aproveite bem o tempo com as pessoas que você ama!
“Enquanto você viver neste mundo de ilusões, aproveite a vida com a mulher que você ama. Pois isso é tudo o que você vai receber pelos seus trabalhos nesta vida dura que Deus lhe deu.”
 Muitas pessoas passam a sua vida inteira trabalhando, buscando uma vida melhor, estudando para galgar melhores posições na vida profissional, mas se esquecem do que realmente tem valor, do que realmente é um tesouro. Deixam de lado a vida com seus filhos esposa/marido, pensando que estão fazendo o melhor para si e para a família, mas sem perceber, com a melhor das intenções, estão deixando para traz algo que não se pode recuperar, o tempo, o amor.
Provérbios 18.1:
“Quem não gosta de estar na companhia dos outros só está interessado em si mesmo e rejeita todos os bons conselhos.”
 Não se isole, não viva só. Os predadores de ovelhas procuram exatamente aquelas que estão isoladas, solitárias. Fique perto daqueles que você ama, daqueles que amam você. Não deixe de congregar, procure seus amigos. Não fique só!

4. Seja dedicado no trabalho que Deus lhe deu, mas não se mate de trabalhar!
“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma.” Vs.10
 Para que trabalhar até morrer? Para que se matar? Para que perder a vida com algo que é transitório, passageiro? Seja fiel no trabalho que o Senhor lhe deu, mas não se mate. O texto diz que devemos fazer conforme as nossas forças, não além delas.
Colossenses 3.23:
“O que vocês fizerem façam de todo o coração, como se estivessem servindo o Senhor e não as pessoas.”
Lucas 12:16-21
“Então lhes contou esta parábola: "A terra de certo homem rico produziu muito bem.
Ele pensou consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde armazenar minha colheita’.
"Então disse: ‘Já sei o que vou fazer. Vou derrubar os meus celeiros e construir outros maiores, e ali guardarei toda a minha safra e todos os meus bens.
E direi a mim mesmo: Você tem grande quantidade de bens, armazenados para muitos anos. Descanse, coma, beba e alegre-se’.
"Contudo, Deus lhe disse: ‘Insensato! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou? ’
"Assim acontece com quem guarda para si riquezas, mas não é rico para com Deus".

Seja fiel ao trabalho que o Senhor lhe deu, sirva ao Senhor sempre, ele é o seu patrão!
Que Fazer uma oração forte neste ultimo domingo do ano? Veja uma bela oração para  um dia como hoje:
Provérbios 30.7-9:
“Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico nem pobre. Dá-me somente o alimento que preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus.”

5. Viva intensamente a sua vida, e não sofra por não compreender o mistério da vida!
“Eu descobri mais outra coisa neste mundo: nem sempre são os corredores mais velozes que ganham as corridas; nem sempre são os soldados mais valentes que ganham as batalhas. Notei ainda que as pessoas mais sábias nem sempre têm o que comer e que as mais inteligentes nem sempre ficam ricas. Notei também que as pessoas mais capazes nem sempre alcançam altas posições. Tudo depende da sorte e da ocasião. Vs.11 Pois ninguém sabe quando a hora da desgraça vai chegar. Como aves que caem, de repente, na armadilha ou como peixes apanhados na rede, nós também podemos cair na desgraça quando menos esperamos.” Vs.12
Existem coisas que acontecem que não são compreensíveis a nós. São os mistérios da vida, ou O mistério da vida. Você já foi surpreendido por uma morte que julgou precoce? Você já disse: “É tão jovem... por que meu Deus?” Eu já disse isso muitas vezes, mas nunca tive resposta alguma, apenas a compreensão de que Deus é Soberano.
Por isso que não podemos gastar a nossa vida com coisas que não valem, a morte não avisa quando vai chegar, e na verdade a morte é o fim das coisas aqui. Não temos outra chance aqui no mundo, o rico da historia que Jesus contou queria mais uma oportunidade, mas Jesus disse que não tem jeito. (Lucas 16)
Veja o que Hebreus 9:27 diz: “Da mesma forma, como o homem está destinado a morrer uma só vez e depois disso enfrentar o juízo,” Uma vez só para viver!
Coloque a sua vida nas mãos de Jesus, só assim o tempo e o  acaso não vão pegar você de surpresa.

Conclusão:
n  Para ser feliz você não precisa muito, o que  precisa é um novo olhar para o que já tem, um olhar de gratidão.
n  Deus pode transformar a sua forma de viver hoje, mas depende de você querer e agir, pois o Espírito Santo coopera com você.
n  Olhe para a vida com um olhar de gratidão e contentamento.

n  Lembre-se sempre: Deus é a resposta para todos os seus anseios, para toda sua fome! 
Eclesiastes 12:13: “Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: "Tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.”

Que o Senhor Jesus cristo te abençoe!
Um abração, JM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As talhas de pedra

A dádiva da vida

O Tanque de Betesda, benção ou maldição?