As qualidades na vida do homem de Deus

Introdução: Hoje é um dia muito especial para todos nós, por pelo menos três motivos:
1.     Nós escolhemos em detrimento de qualquer coisa estar na presença do Senhor junto com nossos irmãos. Não há lugar melhor!
2.      Estamos celebrando o aniversário do Pr Fabiano, meu amigo.
3.     Também está acontecendo a apresentação do pequeno Pedro, presente de Deus para a família e  para todos nós. Que noite fabulosa!
Hoje, eu estou com o privilégio de trazer a mensagem da parte do Senhor.
Pensei em muita coisa, mas ao meu coração veio que no dia do aniversário do homem de Deus eu tinha que falar das qualidades do homem de Deus.
Transição: Para nossa reflexão desta noite vamos falar de Algumas qualidades na vida de um homem de Deus, para isso vou me basear num momento da vida do Profeta Eliseu, na ocasião do seu chamado.
Quero contar-lhes uma história: Há exatamente 6 anos atrás nós estávamos celebrando o aniversário do meu amigo Pr Fabiano, lá em Piabetá em um clube de militares e o Senhor me deu exatamente este texto para compartilhar com meu irmão. Na época ele estava chegando aqui na IBZN, como membro, tempos depois,em 2007 foi levantado como pastor de missões e discipulado e hoje é o pastor geral da igreja. Deus tem seus caminhos e propósitos! Que coisa boa é perceber que somos participantes dos planos do Senhor na vida de pessoas que amamos, eu me lembro que eu falei para o Pr. Fabiano sobre a IBZN (que era ainda congregação) levei-o no antigo endereço ele gostou e por aqui ficou, seis anos já se passaram.
Tema: As 5 qualidades na vida do homem de Deus
Texto: 1 Reis 19:19-21
 “Então Elias saiu de lá e encontrou Eliseu, filho de Safate. Ele estava arando com doze parelhas de bois, e estava conduzindo a décima-segunda parelha. Elias o alcançou e lançou a sua capa sobre ele.
Eliseu deixou os bois e correu atrás de Elias. "Deixa-me dar um beijo de despedida em meu pai e minha mãe", disse, "e então irei contigo. " "Vá e volte", respondeu Elias, "pelo que lhe fiz. "
E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar.”
Divisões:
1.     O homem de Deus procura servir sempre- Ele é uma pessoa útil. Vs. “ Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.”
Moisés- Estava vivendo no deserto fazia 40 anos, e ali servia apascentando o rebanho do seu sogro Jetro, e Deus o chamou para o ministério.  
Ex 3.1,2: Moisés pastoreava o rebanho de seu sogro Jetro, que era sacerdote de Midiã. Um dia levou o rebanho para o outro lado do deserto e chegou a Horebe, o monte de Deus.
Ali o Anjo do Senhor lhe apareceu numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça. Moisés viu que, embora a sarça estivesse em chamas, esta não era consumida pelo fogo.
Gideão- Os midianitas oprimiram os israelitas por sete anos. Eles subiam cada ano e tomavam os produtos alimentícios dos campos e todos os animais dos hebreus. Para sobreviver, os israelitas escondiam alimentos do inimigo. Gideão estava preparando comida para escondê-la quando o Anjo do Senhor apareceu. Imagine este homem, trabalhando com medo do inimigo, quando ele ouviu as palavras do Anjo: "O Senhor é contigo, homem valente" (Juízes 6:12)
Davi- O maior rei que o povo de Israel já conheceu, é tido pelos judeus como um nome intocável, e Deus o separou para o reinado quando ele estava servindo como pastor de ovelhas, das ovelhas de seu pai. Foi na lida com as ovelhas que Deus achou um rei.
Sl 78.70-72: “Escolheu o seu servo Davi e o tirou do aprisco das ovelhas,
do pastoreio de ovelhas para ser o pastor de Jacó, seu povo, de Israel, sua herança.
E de coração íntegro Davi os pastoreou, com mãos experientes os conduziu”.
Os discípulos de Jesus- Quando Jesus os chamou eles estavam servindo como pescadores :
Lc 5.8-11:Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! "
Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito,
como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Então Jesus disse a Simão: "Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens".
Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.”
 

Mateus estava servindo na coletoria: Mt 9.9:
Passando por ali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria, e disse-lhe: "Siga-me". Mateus levantou-se e o seguiu.
Paulo e Barnabé
- Estes dois foram achados pelo Espírito Santo servindo na  igreja em Antioquia alguns estudiosos dizem que por mais de 10 anos, estavam ali como se fossem seminaristas esperando a ordenação, eles puderam ser usados longe porque eram benção perto. Seminarista não tenha s pressa, Deus está vendo você, vendo o seu coração.
At 13.1-3: “Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo. Enquanto adoravam ao Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: "Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado".
Assim, depois de jejuar e orar, impuseram-lhes as mãos e os enviaram.” 
·        Todos estes homens estavam servindo quando Deus os chamou.

2.     O homem de Deus valoriza a sua família, mas ela ocupa o lugar certo em sua vida. Vs.20: “Então deixou ele os bois, e correu após Elias; e disse: Deixa-me beijar a meu pai e a minha mãe, e então te seguirei. E ele lhe disse: Vai, e volta; pois, que te fiz eu?” 
Sempre ouvimos e repetimos uma hierarquia para a vida que não tem nada de bíblica, é na verdade um “folclore gospel”, que em 1º Deus, em 2º família e em 3º Igreja, isto não reflete a verdade da palavra de Deus sobre este assunto, você pode não concordar comigo, então vamos ver o que disse Jesus
Lc 14.26-28: "Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo.
E aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo.” 
,
Mt 6.33: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” 
Se essa lógica moderna fosse também presente no passado nós hoje e muitos outros povos não teriam ouvido o evangelho, pois os missionários ficariam em volta da salvação da sua família, pois família viria antes do ministério. Se eles no passado entendessem como você hoje, você estaria no inferno com toda sua família. Eu sei que você não está gostando disso que estou dizendo, mas contra a bíblia, não há argumento. Não temos exemplo na historia, e nem na bíblia de pessoas que fizeram alguma diferença quando colocaram família acima do ministério. Temos o caso do gadareno (Mc 5.19,20) que precisava mostrar para os seus, o que havia acontecido com ele, mas mesmo assim ele foi prega em toda decápolis, 10 cidades de língua grega. Não se preocupe com a sua família, Deus está cuidando dela. (ex da minha mãe)

3.     O homem de Deus encara com seriedade o chamado de Deus.Vs.20b “Vá e volte", respondeu Elias, "pelo que lhe fiz. " 
Elias disse pra Eliseu: você sabe o que eu te fiz... Quantas pessoas brincam com o chamado do Senhor, não levam a serio o ministério confiado a elas. Ai daquele que faz a obra do Senhor relaxadamente! Jr 48.10a : "Maldito o que faz com negligência o trabalho do Senhor!
4.     O homem de Deus rompe com tudo o que pode fazê-lo retroceder.Vs. 21a: “E Eliseu voltou, apanhou a sua parelha de bois e os matou. Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram.”
Quantas pessoas decidem servir ao Senhor mas não conseguem se desvincular do seu passado, Eliseu destruiu aquilo que poderia fazer com que ele voltasse atrás, as juntas de bois e o arado. Nós precisamos aprender a viver pela fé, confiando sempre no caráter de Deus. Precisamos ser livres, Hb 12.1-3: “Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta,
tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus. Pensem bem naquele que suportou tal oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês não se cansem nem se desanimem.”
Filipenses 3:13-14 “Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus.”

5.     O homem de Deus vive em humildade.Vs.21b “Depois partiu com Elias, e se tornou o seu auxiliar.”
Muitos “servos” de Deus hoje em dia são reconhecidos muito mais por sua postura arrogante do que por sua humildade,são apresentados como “grandes servos”de Deus, mas, essas duas palavras não podem ser colocadas juntas, pois não combinam, são antagônicas. Muitos esperam o reconhecimento dos seus “grandes feitos” aqui e agora, mas tal reconhecimento não vem, é preciso ser humilde e saber renunciar o reconhecimento dos homens, lembre-se: Deus está vendo!
Pv 18.12:  “Antes da sua queda o coração do homem se envaidece, mas a humildade antecede a honra.” 
Miquéias 6:8 “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: Pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus.”
Tiago 3:13: “Quem é sábio e tem entendimento entre vocês? Que o demonstre por seu bom procedimento, mediante obras praticadas com a humildade que provém da sabedoria.” 
Quando olhamos para a vida de Jesus encontramos o modelo do Servo, e concluímos que o modelo de Jesus nada tem haver com os “grandes servos”que temos hoje em dia.
Marcos 10:42-45: “Jesus os chamou e disse: "Vocês sabem que aqueles que são considerados governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas.
Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.
Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". 
Eliseu serviu como auxiliar de Elias até que Deus levou Elias.
Humildemente serviu como auxiliar, quantos aceitariam deixar de ser um profissional da agropecuária, dono do próprio negócio, para ser um ajudante de profeta?
Conclusão:
Meu querido irmão, esta mensagem é para cada um de nós, que possamos sair daqui esta noite com o desejo de sermos verdadeiramente reconhecidos como homens e mulheres de Deus.
·        Em especial, eu desejo que na vida do Pr. Fabiano sejam encontradas cada uma destas marcas. Que o seu ministério seja como o de Eliseu, unção dobrada! Elias em toda sua vida realizou 7 milagres, Eliseu enquanto estava vivo realizou 13 milagres, depois de morto 1 e completa 14, ou seja, o dobro dos milagres de Elias. Unção dobrada meu irmão!

·        Pr Fabiano, observe que Eliseu não deu continuidade ao ministério de Elias, mas cumpriu o ministério que Deus tinha para a vida dele, ele imprimiu a sua marca. Unção dobrada! Pessoalidade ministerial! Deixe a sua marca meu irmão!

*Mensagem ministrada na ocasião do aniversário do Pr. Fabiano Fialho e também apresentação do Pedro, seu filho, ao Senhor, 16/09/2012 na Igreja Batista Zona Norte.
Um abraço, JM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As talhas de pedra

A dádiva da vida

O Tanque de Betesda, benção ou maldição?