Opinião: Pensando a Vida e Vivendo a Graça- Livro

Canta o Salmo 90, em seu verso 12, um pedido a Deus: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio”. Este salmo confronta duas noções de tempo: uma, de tempo ilimitado, perene, e a outra, de tempo limitado, fugaz e transitório. O tempo é vital para o ser humano. É nele que realizamos e deixamos nossa expressão. Nele também somos consumidos pela cronologia dos períodos contados e, em função de prazos, experimentamos tanta ansiedade.

O que fazer e o que deixar de fazer em razão de nosso tempo sempre limitado? Daí, o pedido: “ensina-nos a contar os nossos dias”. Quem os aprende a contar supostamente alcançou a sabedoria pela qual se agita toda gente. Na ânsia de ter mais tempo, a humanidade prodigalizou tantos mitos de juventude e vida sem fim quantas são as culturas dispersas pela Terra. Mas só Jesus promete a vida eterna como resultado do arrependimento e retorno à comunhão com Deus.

Em Pensando a vida e vivendo a Graça, João Marcos de Oliveira Corrêa, dá-se o trabalho de contar cada dia de um mês de 31 dias em busca de saber como viver de acordo com a vontade de Deus. Cada dia traz uma nova meditação e a sua soma é um precioso discipulado cristão. O livro apresenta a quem lê uma nova perspectiva a cada dia, um olhar novo e curioso diante daquilo que Deus promete em sua Palavra a cada vez que o ciclo solar se refaz, trazendo-nos de novo outra possibilidade de recomeçar. E de acertar.

Meditar a cada dia não significa aprender a ver a vida com o mesmo ponto de vista do autor. A rigor, o que ele compartilha em letra impressa é apenas o ponto de partida para inúmeras possibilidades, conforme cada pessoa que lê possa compreender a partir de sua própria percepção. João Marcos é um pastor que nos leva ao campo das meditações e, enquanto desfia o seu arrazoado, vai nos alimentando a alma com esperança e alegria.

Rev. LUCIANO P. VERGARA

Pastor metodista, professor, jornalista, comentarista de Literatura, membro correspondente da Academia Evangélica de Letras do Brasil (Aelb)

Comentários

L. Pereyra disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
L. Pereyra disse…
Parabéns por esta caminhada de autor. Que seus textos ajudem as pessoas a encontrar sentidos eficientes em sua própria experiência vital. É apenas o começo; que venham nov desafios.
vivendoagraca disse…
Obrigado meu querido professor! Seu apoio e incentivo são muito importantes para minha caminhada.

Postagens mais visitadas deste blog

As talhas de pedra

A dádiva da vida

O Tanque de Betesda, benção ou maldição?