Três atitudes para viver uma experiência de fé

Mateus 14:22-33: “Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão.
Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho,
mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele.
Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar.
Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: "É um fantasma! " E gritaram de medo.
Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo! "
"Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas".
"Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus.
Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me! "
Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou? "
Quando entraram no barco, o vento cessou.
Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: "Verdadeiramente tu és o Filho de Deus".”


1. Você precisa reconhecer a voz de Jesus Vs. 27,28: “Mas Jesus imediatamente lhes disse: "Coragem! Sou eu. Não tenham medo! " "Senhor", disse Pedro, "se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas".
Pedro reconheceu a voz de Jesus no meio da tempestade, não é algo simples reconhecer uma voz no meio de tanto barulho, quer dizer, nem mesmo ouvir é fácil, imagine reconhecer. Pedro conseguiu isso naquele momento. Nós estamos vivendo em um tempo de “muitas vozes”, de muitos “barulhos”. Precisamos ouvir a voz de Jesus e mais ainda, discernir o que Ele está falando.
Estamos envolvidos em uma grande tempestade, com grandes ondas a nos devorar; estamos rodeados muitas vezes, de pessoas que deixaram o medo tomar conta de seus corações. 
Para muitas pessoas Jesus já se tornou uma lenda, uma imagem. Que Jesus seja real para você!

2. Você tem que se desprender de toda segurança que a vida lhe oferece Vs.29 "Venha", respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus.

Pedro se desprendeu da segurança do barco e desceu, muitas vezes o que nos impede de viver algo novo com Deus é o nosso medo. O medo é o oposto da fé. Precisamos confiar mais em Jesus do que naquilo que tem nos proporcionado certa segurança. À medida que nos acomodamos e nos sentimos confortáveis vamos perdendo a capacidade de arriscar. Para ter uma experiência de fé precisamos deixar de lado o conforto e a segurança que o barco nos oferece. Não foram doze os que estavam no barcos? Mas somente um, Pedro, que  ousou e desfrutou de uma grande experiência. Pedro ouviu, discerniu e respondeu à doce voz do Mestre.

3. Você não pode deixar de assumir a sua fraqueza Vs.30,31 “Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me! "
Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: "Homem de pequena fé, porque você duvidou?
Pedro assumiu a sua fraqueza quando desfaleceu em sua fé, muitos se colocam hoje em dia como verdadeiros “super heróis” na fé. Colocam-se acima de todos dizendo-se mais firmes, mais experientes, mais tudo. Quando acontece algo de errado no percurso não assumem, simulam, tentam se livrar sozinhos. Pedro poderia ter tentado se salvar, lembre-se de que ele era um experiente pescador, mas logo que “naufragou” sem titubear ele pediu ajuda.  Em uma caminhada de fé é muito importante ter humildade, ou seja, reconhecer que nem tudo nós podemos fazer, que em muitos momentos somos fracos e não poderemos prosseguir sem a ajuda de Jesus.

Conclusão:

Mateus 14:32-33: “Quando entraram no barco, o vento cessou.
Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: "Verdadeiramente tu és o Filho de Deus".

No barco haviam 12 discípulos, 12 homens que o conheciam de perto, mas apenas um pode desfrutar de uma tremenda e inédita experiência ao lado do mestre, somente Pedro pode viver uma experiência fora do barco, somente ele desenvolveu uma atitude ousada, desceu do barco. Todos adoram a Jesus, mas somente Pedro O adorou com conhecimento de causa foi Pedro. Precisamos deixar o barco e viver uma experiência de fé e ter o nosso próprio testemunho. Precisamos de desenvolver uma atitude diferente dos demais, só assim adoraremos ao Senhor com conhecimento de causa...

Um abraço,JM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As talhas de pedra

A dádiva da vida

O Tanque de Betesda, benção ou maldição?