A difícil tarefa de recomeçar

A difícil tarefa de recomeçar
Texto: João 20.19-22: “Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!”
20 Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor.
21 Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.
22 E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo.”
Introdução:  
Hoje eu vou compartilhar com vocês algumas coisas que aconteceram exatamente depois da ressurreição de Jesus, quando Ele vai ao encontro dos seus discípulos e eles estão  trancados em um local, cheios de medo, insegurança e incertezas. Os discípulos estão diante do desafio de recomeçar
Recomeçar não é nada fácil, especialmente quando passamos por decepções e ao mesmo tempo achamos que decepcionamos. Muitas pessoas acompanharam de perto a vida dos discípulos, viram e ouviram o que eles viviam e falavam, testemunharam o preço que pagaram para estar ao lado de Jesus, porém três anos depois eles estão em um momento de frustração diante da morte daquele que havia mudado suas vidas. Imagine isso, eles deixaram tudo o que tinham para acompanhar o mestre revolucionário Jesus e agora estavam desnorteados.
Você já se sentiu assim? Sem rumo? Sem norte? Sem saber por onde recomeçar?
Recomeçar não é uma tarefa fácil, mas é possível. Como está escrito: “
Os discípulos de Jesus figuram a cada um de nós, dotados dos mesmos sentimentos, limites medos, erros e acertos. Por isso, as coisas que Jesus disse a eles são úteis para cada um de nós hoje.
Neste encontro de Jesus com eles, no dia de sua ressurreição, Jesus nos ensina algumas coisas, vamos ver:
1.       Você precisa experimentar a paz de Jesus: Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “Paz seja com vocês!”
Em meio aos muitos conflitos e sentimento confusos o que mais precisamos é de paz, e isto Jesus tem muito, pois Ele é o príncipe da paz, Jesus disse que nos daria a paz, mas a sua paz é diferente da que o mundo dá.  Veja:
João 14:27: “Deixo com vocês a paz. É a minha paz que eu lhes dou; não lhes dou a paz como o mundo a dá. Não fiquem aflitos, nem tenham medo.”

A paz para o mundo é a absoluta ausência de conflito. A paz que Jesus dá é diferente, pois mesmo passando por lutas e provações o nosso coração está tranquilo. Leia comigo:
Sl 112.7: “Não temerá más notícias; seu coração está firme, confiante no Senhor.”

A paz de Jesus excede todo entendimento, a ponto de no meio de uma tempestade Jesus estar dormindo profundamente. Confira comigo:
Mt 8.23,24: “Entrando ele no barco, seus discípulos o seguiram.  De repente, uma violenta tempestade abateu-se sobre o mar, de forma que as ondas inundavam o barco. Jesus, porém, dormia.”

Pedro, que estava às vésperas de morrer conseguia dormir.
Atos 12.6: “Na noite anterior ao dia em que Herodes iria submetê-lo a julgamento, Pedro estava dormindo entre dois soldados, preso com duas algemas, e sentinelas montavam guarda à entrada do cárcere.”

Precisamos aprender a descansar e confiar no Senhor, a apresentar tudo a Ele em oração, e a resposta e a paz:
Fl 4.6,7:  “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.  E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.”

Tudo isto é a paz, que só Ele pode nos dá, os conflitos, as circunstâncias não vão mudar, mas certamente você vai. Jesus morreu e ressuscitou para nos dá paz a paz.

2.      Você precisa de um motivo para recomeçar: VS. 21Novamente Jesus disse: “Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio”.

A Missão é o nosso principal motivo para recomeçar. Muitas vezes quando passamos por decepções, fracassos e perdas, é muito difícil recomeçar. Precisamos de um motivo, ou melhor, de uma motivação para isso. Jesus deu aos discípulos uma grande motivação, Ele deu-lhes uma missão. A nossa motivação também deve ser sempre a missão, o chamado. Não podemos desistir de viver, parar ou se entregar a uma situação difícil, temos um chamado, relembre comigo:

Mc 16. 15-18: “E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Estes sinais acompanharão os que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal nenhum; imporão as mãos sobre os doentes, e estes ficarão curados”.

Quando olhamos ao nosso redor imaginamos um mundo sem solução para nós, só quem já passou por isso sabe como é duro um momento assim. Quando não há saídas; quando a tempestade nos impede de ver o horizonte; quando a tristeza faz com que fiquemos parados no mesmo lugar. Precisamos nos levantar e lutar, Jesus venceu a morte! Veja isso:
1Co6.14: “Por seu poder, Deus ressuscitou o Senhor e também nos ressuscitará.”

Os discípulos de Jesus estavam vivendo sentimentos assim, pois viveram três anos vendo e ouvindo tantas coisas, no entanto, há dois dias Aquele a que eles deixaram tudo e seguiram havia morrido. Que tristeza tomava conta daquele ambiente? A tristeza pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã,  Sl 30.5:Pois a sua ira só dura um instante, mas o seu favor dura a vida toda; o choro pode persistir uma noite, mas de manhã irrompe a alegria.”

A nossa motivação para recomeçar é o chamado do Senhor, Ele tem algo para fazer aqui na terra é através de nós que Ee escolheu fazer.

3.      Você precisa de capacitação para recomeçar: Vs.22 “E com isso, soprou sobre eles e disse: “Recebam o Espírito Santo.”

Jesus sopra sobre nó o Espírito Santo, que é a capacitação sobrenatural para a missão. O senhor nos dá uma missão, mas não nos deixa sem a capacitação necessária para cumpri-la. O senhor nos capacita com o Espírito Santo, com o poder sobrenatural. Não podemos fazer a obra de Deus sem que Ele mesmo nos capacite para isso.  Quando os discípulos obedeceram e saíram o poder de Deus os acompanhou, veja:
Mc 15.20: “Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam.”
Não podemos abrir mão de buscar o poder de Deus para a nossa vida., receba de Deus o Seu poder para uma vida sobrenatural.

Conclusão: Hoje é o dia em que celebramos a vida, Jesus ressuscitou e nos deu esperança de um viver diferente. Ele tem a paz que você precisa; coloca a motivação em você que te leva a recomeçar, a missão; e ainda lhe capacita para fazer a vontade dele.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As talhas de pedra

A dádiva da vida

O Tanque de Betesda, benção ou maldição?