É preciso saber viver...

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria.

Você já parou para pensar que você e todas as pessoas ao seu um dia vão morrer? Que constatação lógica. Mas poucos de nós vivemos como se fossemos morrer um dia, não é verdade? A vida é breve, a bíblia diz que não passa de um sopro, um fôlego. O Sábio do livro de Eclesiastes diz que ela nos prega peças, que não sabemos o momento que ele vai nos apanhar, somos como peixes num lago, e a morte nos apanha de uma hora para outra como uma rede.

O que eu tenho pensado nos últimos dias não é sobre a morte, mas sobre a vida, sobre a maneira como levo a minha vida, diante de Deus, da minha família, da minha igreja e dos meus amigos. O que vai ficar de mim? 

O que tenho feito para valorizar o tempo que Deus tem me dado aqui? Eu não tenho medo de morrer, mas sim de ter uma existência que não signifique nada. O meu desejo é mais que plantar uma arvore, ter um filho e escrever um livro, o meu desejo é deixar algum legado para aqueles que vão vir depois de mim. Eu quero ser lembrado como alguém que serviu, abençoou e amou. Estes três são os verbos que quero conjugar sempre ao longo da minha vida.

Como disse o poeta, é preciso saber viver. Para morrer bem é preciso viver bem. Como você tem levado a sua vida? Tem muita gente que muda radicalmente o seu jeito de viver depois que recebe um diagnóstico que determina quanto tempo lhe resta de vida, se sei meses, três meses, um ano ou poucos dias. Seria muito bom se cada um de nós soubesse a data de sua partida, pois assim viveríamos com mais prudência, valorizando tudo aquilo que é importante de fato, mas deixamos de lado por causa das demandas urgentes da vida moderna.

Precisamos aprender a viver! Isso é urgente, pois diferente de muitas pessoas que infelizmente por causa de uma enfermidade, não temos data marcada, então o melhor dia para mudar é hoje, pois, sem duvida alguma pode ser o ultimo.
Você e eu só temos hoje.

Quando começamos a pensar na brevidade da vida começamos a perceber que coisas precisam mudar, atitudes precisas ser tomadas e de fato a vida precisa ser vivida.

O Salmo 90 tem um pedido do seu autor, que dizem ser Moisés: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos um coração sábio.”

Que o nosso desejo seja também o do salmista, aprender a contar os nossos dias. Um dia de cada vez, conjugando os verbos servir, abençoar e amar. Isso vai fazer diferença, eu acredito que isso é saber viver. 
Contando os dias e adquirindo um coração sábio.

Como você vive?

JM



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As talhas de pedra

A dádiva da vida

O Tanque de Betesda, benção ou maldição?