Coragem para deixar tudo e seguir

Lucas 5.9-11: “Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito, como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”. Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.”

Muita gente hoje em dia passa a vida toda correndo atrás do sucesso profissional, correm de um curso ao outro deixando de viver muitas coisas boas. Deixam de lado a família, os amigos e tudo que julgam roubar-lhes o foco. Dizem que a situação é temporária, logo que alcançar aquele posto tão sonhado ela vai poder descansar e curtir família e amigos. Mas percebemos que este tão esperado dia nunca chega, o sonho da realização profissional sempre tem um degrau, um curso, uma pós-graduação, um MBA, uma viagem, um estágio e por aí vai.

No texto acima encontramos pescadores diante da maior pesca de suas vidas. Talvez se vendessem todo o peixe apanhado por eles poderiam fazer novos investimentos, comprar novos barcos e redes, levantar a sua empresa de pesca, quem sabe até organizar um mercado de peixes. Com certeza o faturamento ia aumentar muito, e certamente suas vidas mudariam da água para o vinho. Quem sabe a realização profissional estaria naquela pesca maravilhosa. O resultado de um milagre estava diante dele, muitos peixes.

Mas Jesus os chamou para outra coisa, algo não tão promissor financeiramente. Pescadores de homens, evangelistas, seguidores de alguém que não estava preocupado em se tornar um grande nome, que dizia não ter onde reclinar a cabeça. Um chamado cheio de riscos. Os pescadores não hesitaram diante do chamado, deixaram tudo e seguiram a Jesus. Mateus não era pescador, mas tinha uma vida profissional muito lucrativa, era um coletor de impostos, quando Jesus o chama ele estava na coletoria, ele também deixa tudo e segue a Jesus.

Aceitar o chamado de Deus é correr riscos. Muitos têm medo, então inventam desculpas, dizem que podem fazer muito mais para o Reino de Deus financeiramente, por isso se dedicam ao trabalho. Sabemos que não é assim, a maior parte das pessoas mais se afasta de Deus depois que alcança certo nível financeiro.

Tenha a coragem de Pedro e seus amigos, siga a Jesus. Eles deixaram tudo na praia, a vida deles dependia da pesca, mas depois de responderem ao chamado ele estavam colocando os seus cuidados nas mãos do Senhor, ou seja, o sustento de suas famílias viria da confiança naquele que os chamou. Deixaram tudo na praia, e seguiram o chamado de se tornarem pescadores de homens.

Que tenhamos coragem de confiar e responder sim ao chamado de Deus para nós.


JM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As talhas de pedra

A dádiva da vida

O Tanque de Betesda, benção ou maldição?